Apresentação

O projeto ArrudaLab nas suas diversas variáveis “nasce” da convicção que o território só terá futuro se tiver gente e terá tanto mais futuro quanto mais qualificada for essa gente (no sentido mais lato do termo: Pessoas, instituições, associações, em suma toda uma comunidade). Daí, afirmar o ArrudaLab como um pólo agregador da inteligência coletiva da nossa comunidade local. É ao mesmo tempo uma ambição e uma inspiração.

Só apostando nas qualificações, na investigação, no desenvolvimento, na tecnologia, em suma, numa economia do conhecimento, poderemos aspirar a um futuro auspicioso.
Paralelamente, lançar as bases de um bio-território, de bio-economia, onde a preservação dos ecossistemas, a sustentabilidade ambiental e medidas de combate e mitigação às alterações climáticas são centrais para a estratégia de desenvolvimento a prosseguir numa região de futuro entre Lisboa e o Oeste de Portugal.

A incubadora de base rural da Quinta da Murzinheira avançará ainda durante o ano de 2022, com candidaturas a decorrer durante o último quadrimestre do ano, sendo que o edifício sede do ArrudaLab (antiga casa da câmara e antigo quartel da GNR junto à Igreja Matriz) avançará em plena força durante o ano de 2023.

No projeto ArrudaLab encontrará, para além de espaço físico para o desenvolvimento de ideias de negócio na área agro-industrial, um conjunto de parceiros que poderão apoiar no desenvolvimento dessas ideias com o seu know-how, expertise e canais de desenvolvimento.

O ArrudaLab será aquilo que coletivamente enquanto comunidade conseguirmos que venha a ser, e por isso é um projeto de tod@s e onde cabem tod@s.

André Rijo
Presidente da Câmara Municipal
andre.rijo@cm-arruda.pt